A instituição

O Centro Feminista 8 de Março (CF8) é uma Organização Não-Governamental que surgiu em março de 1993 a partir de ações voltadas à reivindicação da instalação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher (DEAM), em Mossoró/RN. Essa intersecção visava sensibilizar a sociedade ante a problemática da violência contra a mulher, principalmente, no sentido de garantir às mulheres a incorporação, no seu cotidiano, de elementos de identificação, denúncia e combate à violência sexista.

Atualmente, a instituição desenvolve ações alicerçadas em três elementos: feminismo, organização e formação. Nossas atividades têm como finalidade proporcionar o fortalecimento das organizações de mulheres nos espaços sociais, em especial as trabalhadoras rurais, oferecendo apoio, assessoria e formação em gênero aos grupos de mulheres, comissões de mulheres dos sindicatos rurais, entidades de assessoria técnica, gerencial e organizativa que atuam no meio rural e urbano de Mossoró e região.

Nossa visão de mundo e o que queremos transformar se dá na análise crítica das relações de dominação e no entendimento das questões de classe, gênero e raça/etnia. Dentro dessa visão geral da dominação priorizamos a construção de uma política feminista que integre com essa globalidade e reafirmamos que somente a partir da auto-organização as mulheres poderão conquistar sua autonomia.

Ao longo de seus 25 anos, o Centro da Feminista 8 de Março tem se constituído como uma entidade de referência na formação em gênero no Rio Grande do Norte e com assessorias à outras instituições em alguns estados vizinhos.

Em nível local, nossas atividades estão integradas à inserção de ações nacionais por meio do movimento feminista Marcha Mundial das Mulheres, o que tem favorecido na construção de uma atuação forte e sólida, principalmente, no debate sobre relações de gênero, ajudando a transformar em realidade a organização de uma sociedade igualitária e justa para todas as pessoas: Mudar o mundo para mudar a vida das mulheres e mudar a vida das mulheres para mudar o mundo.

Um comentário sobre “A instituição

Deixe um comentário