Intercâmbio “Rota de Aprendizagem visita comunidades rurais de Mossoró e Governador Dix-sept Rosado

A equipe participante do intercâmbio “Rota de Aprendizagem: Enfoques de gênero transformadores para a segurança alimentar, nutricional e a agricultura sustentável”, realizado pela Procasur, visitou as comunidades rurais dos municípios de Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado.

A primeira comunidade a ser visitada foi o assentamento Mulunguzinho na terça-feira (17), que fica localizado no município de Mossoró/RN e atualmente é composto por 300 famílias de agricultores e agricultoras. Na oportunidade, a equipe foi apresentada ao grupo de mulheres “Decididas a vencer”, que há cerca de 30 anos se organizaram para garantir a autonomia financeira através da agricultura. O apoio do Centro Feminista 8 de Março foi fundamental nesse processo de autonomia e auto-organização.

Durante a visita, também foi possível conhecer um pouco da história da Rede Xique Xique de Economia Solidária, que surgiu em 2003 para a comercialização de produtos agroecológicos. Neneide Lima, uma das fundadoras da Rede, falou sobre a importância do Assentamento e do grupo de mulheres para a auto-organização das mulheres: “Tudo o que eu sou hoje, eu devo a esse nosso grupo de mulheres. Nos fortalecemos politicamente, economicamente e também de uma maneira única na vida de cada uma”, afirmou. A equipe ainda pôde conhecer a unidade de beneficiamento de polpas de frutas, que é uma importante fonte de renda para as famílias do assentamento.

Na quarta-feira (18), o assentamento rural “Terra de Esperança” da cidade de Governador Dix-sept Rosado foi visitado pela equipe. O quintal agroecológico de Dona Maria Rita (Nitinha) foi o espaço para socialização, juntamente com a apresentação do grupo de mulheres “Unidas pela fé”, que há cerca de dez anos buscam alternativas para enfrentar a escassez hídrica e também para se organizarem politicamente através do feminismo solidário e coletivo. “Não ficamos mais caladas, levantamos a nossa voz e as pessoas nos escutam”, afirmou dona Maria Rita.

Durante a tarde, a programação foi encerrada com uma visita à sede da Rede Xique Xique, em Mossoró, onde puderam conhecer o trabalho e como funciona a comercialização dos produtos agroecológicos do Núcleo associado a Rede.

A Rota de Gênero no Brasil é realizada pela Procasur, no âmbito do Programa Conjunto sobre enfoques de gêneros transformadores, implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), Programa Alimentar Mundial (WFP) e União Europeia.

No Rio Grande do Norte, o intercâmbio contou com o apoio do Centro Feminista 8 de Março.

Deixe um comentário