
Durante os dias 26 e 27 de Outubro, os grupos de mulheres rurais atendidas pelo Centro Feminista 8 de Março, de Mossoró, viajaram até cidades da Paraíba para conhecer as práticas ecológicas e a tecnologia social do biodigestor.
O intercâmbio começou com uma visita ao Recanto das Delícias, unidade de comercialização solidária formada por um grupo de mulheres do Assentamento Acauã, em Aparecida/PB. O grupo produz bolos, doces e biscoitos. O espaço ainda conta com a tecnologia social do Biodigestor, um equipamento que reaproveita o resíduo orgânico para produção de fertilizantes e biogás. Com a manutenção do sistema, as mulheres produzem os alimentos de maneira sustentável.
A tecnologia social é fruto de uma articulação com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que esteve à frente da organização do intercâmbio e auxiliou a troca de conhecimentos entre as mulheres do Rio Grande do Norte e da Paraíba. “Muito importante conhecer essas práticas e as formas de organização dos grupos de mulheres, isso nos fortalece e nos inspira a buscar por mais projetos sociais”, afirmou Hilberlândia Ferreira, técnica da CPT.
A visita foi encerrada com trocas de vivências entre as mulheres, além de trocas de saberes sobre Plantas Medicinais e sua importância nos dias atuais.