
Na manhã desta sexta-feira (16), as mulheres que fazem parte da Marcha Mundial das Mulheres da região Oeste do Rio Grande do Norte estiveram reunidas no auditório do Centro Feminista 8 de Março, em Mossoró para realizar uma avaliação do último ano e planejar os passos a serem seguidos em 2024. Estiveram presentes representantes dos municípios de Mossoró, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Upanema, Apodi, Tibau, além de representações da Diaconia e Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Em um primeiro momento, foi feito um balanço do ano de 2023 e as principais conquistas alcançadas pelas mulheres. Dentre os destaques, foi ressaltada a retomada da democracia com a volta do governo Lula, a Marcha das Margaridas, projeto do algodão agroecológico e também a retomada do Programa de Cisternas.
Enquanto perspectivas para 2024, as mulheres destacaram o fortalecimento do governo Lula com mais políticas públicas e também mais participação política de mulheres na política através do processo eleitoral municipal que se dará esse ano. Além disso, também foi reforçada a importância da inclusão para a juventude, de modo a fortalecer sua participação nos espaços políticos e no debate público.
O encontro foi encerrado com debates e propostas para o 8 de Março, evento importante da agenda feminista e que representa a continuidade e força de uma luta coletiva pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Além da atividade geral, foram pensadas atividades locais nos municípios afim de fortalecer e incentivar a participação de mais mulheres.