Vamos a dica de hoje… Dia de relembrar a importância e eficiência do uso do biofertilizante sustentável. Importante adubo líquido, rico em macro e micro nutrientes, utilizado na fertilização do solo, que também pode ser utilizado como repelente de insetos.
O biofertilizante para produções agroecológicas pode ser produzido na própria propriedade, com materiais de baixo custo e não agride o meio ambiente.
A agricultora e artesã Mara, da Associação Renascer da Comunidade Quilombola, de Ipanguaçu/RN, há 2 anos faz uso do biofertilizante a partir do acompanhamento do Projeto Ater Agroecologia executado pelo Centro Feminista 8 de Março.
Como fazer um biofertilizante? Confira abaixo:
Ingredientes para 200L
01 carro de mão de esterco bovino fresco;
02 litros de leite ou soro;
02 litros de mel de furo;
03 kg de cinza de madeira;
03 kg de cal virgem;
06 kg de capim picado.
OBS do preparo.: Colocar todos os ingredientes em um recipiente (tambor), coloca água até completar (deixando o espaço de um palmo). As cinzas devem ser fragmentadas, os 6kg em 6 proporções de meio kg. Não coloca as cinzas no primeiro dia de mistura, colocá-las aos poucos a cada 5 dias.
Atenção: Evitar fazer uso do produto via foliar quando tiver na floração. Além de procurar os horários mais frios para evitar queima da planta.
(Diluir o produto: 1 litro do produto pra 20 litros de água)