O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar (PAAP) é uma das maiores iniciativas de revitalização do algodão em bases agroecológicas no Nordeste. Iniciado em 2021, o projeto envolve mulheres e famílias agricultoras, promovendo práticas sustentáveis e valorizando o papel das mulheres no campo.
A equipe de ATER do Centro Feminista 8 de Março, em parceria com a Rede Xique-Xique, tem realizado assessoria técnica de campo e distribuído sementes do Algodão Agroecológico, reforçando a importância do fortalecimento da produção rural pelas mãos das mulheres.
A produção agroecológica é uma estratégia fundamental para a sustentabilidade ambiental, combatendo as mudanças climáticas e promovendo o protagonismo das mulheres na geração de renda.
Em 2024, mais uma vez, as mulheres do P.A Tiradentes de Baraúna e no Sítio Grosso, em Apodi/RN, iniciam a colheita do algodão agroecológico colorido e branco em abundância. Esperamos contribuir para a geração de renda das famílias, a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza no semiárido do Rio Grande do Norte.
“Se não reconhece o papel e o trabalho das mulheres, então não é agroecologia” Elisabeth Cardoso