
Dando prosseguimento às atividades do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com execução do Centro Feminista 8 de Março, os beneficiários das tecnologias sociais de segunda água participaram dos intercâmbios territoriais durante os dias 26 e 27 de novembro nos municípios de Apodi e Governador Dix-sept Rosado, no Rio Grande do Norte.
Na terça-feira (26), os agricultores e agricultoras visitaram as comunidades Juazeiro e Baixa Fechada I, no município de Apodi. Respectivamente, foram apresentadas as propriedades de Souza e Alcione. Ambos compartilharam as suas experiências com os maquinários chineses que são parte do projeto de Mecanização Rural da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) em parceria com a Universidade Agrícola da China. Além de tirarem suas dúvidas sobre o processo, foi possível uma breve experiência de testagem das máquinas com orientação da técnica de campo Jaleska Lima.

Na quarta-feira (27), foi o momento de acompanhar a experiência agroecológica de Dona Nitinha e do grupo Mulheres Unidas pela Fé, no assentamento Terra de Esperança em Governador Dix-sept Rosado. Nitinha possui um quintal rodeado por belezas naturais, com frutíferas, plantas e rosas ornamentais, além da sua produção de mel e de produtos fitoterápicos. Somado a tudo isso, as tecnologias sociais do fogão agroecológico e bioágua são exemplos muito positivos de como o amor pela Agricultura é capaz de transformar espaços.
”Foi uma troca de experiências muito rica entre os agricultores e agricultoras, o que fortalece ainda mais a Agricultura Familiar. Esse intercâmbio é uma oportunidade única para mostrar que é possível fazer muito na sua área produtiva e viver do que a agricultura proporciona. É um aprendizado coletivo, onde se pode aprender e ensinar coisas novas”, afirmou Maria José, auxiliar administrativa do P1+2.
No total, foram mais de 40 agricultores e agricultoras das comunidades Fazenda Nova, Riacho Grande, Maracanaú, Mulunguzinho, Cordão de Sombra I, Jucuri, Independência, Solidão, Guarajá, Vingt Rosado e Cabelo de Negro que estiveram presentes nessa troca de saberes.