“Derrubar esse sistema com força e rebeldia, organizar as mulheres sem perder a ousadia: sonhar e lutar como Nalu Faria”

O Centro Feminista 8 de Março realizou a 3ª turma da Escola de Formação Feminista do projeto “Construindo Alternativas para Autonomia: formação feminista e políticas públicas”, na Paraíba – e a experiência foi potente.
Mulheres quilombolas, ribeirinhas, do campo e da cidade, de diversas regiões da Paraíba, se reuniram para fortalecer a luta por autonomia, direitos e um feminismo popular que é construído e vivido por todas.


Ao longo dos três dias de formação, as participantes tiveram a oportunidade de refletir profundamente sobre o impacto do patriarcado, neoliberalismo e capitalismo em suas vidas, e como podem, juntas, construir alternativas e caminhos para superar essas opressões.
Por meio de sistematizações acessíveis ao feminismo popular, foram discutidos temas centrais como autonomia econômica, cuidados, economia feminista e o bem viver – sempre com foco nas experiências e realidades das mulheres que resistem cotidianamente ao sistema que as oprime.


A atividade contou com a presença de 30 mulheres, apoiadas por movimentos como a Comissão Pastoral da Terra, Marcha Mundial das Mulheres-PB, PATAC, Rede de Juventudes do Semiárido e o Coletivo Regional da Agricultura Familiar, fortalecendo o feminismo de base e as lutas por um mundo mais justo.
Com o apoio da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (Ministério das Mulheres), a formação seguirá impactando outras regiões do Nordeste, ampliando o protagonismo das mulheres e a luta por autonomia e economia feminista.
Que siga a luta pela autonomia das mulheres e o Bem Viver!