Na última semana, mais de 100 mulheres de todo o Nordeste se reuniram no Agreste Pernambucano para avaliar e celebrar os frutos do Projeto Quintais das Margaridas, executado pela Articulação do Semiárido (ASA) e viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), uma ação que fortaleceu 1.024 mulheres e suas famílias, promovendo soberania alimentar, autonomia e organização comunitária.
Representando o Rio Grande do Norte, participaram: Ivi Aliana, da coordenação da ASA Potiguar; Adriana Vieira, da coordenação do projeto pelo CF8; e as agricultoras beneficiárias Francinaide Alves, de Bom Jesus, e Antônia Costa, de Upanema.
O encontro foi espaço de troca de saberes, fortalecimento das redes e reafirmação das conquistas das mulheres do Semiárido.
Nesta sexta-feira (25), será a vez do RN celebrar essa trajetória: o encerramento estadual do projeto acontece em Mossoró, com visita a quintais produtivos e um ato com feira, depoimentos e apresentações culturais.
A ASA é uma rede formada por mais de 3 mil organizações da sociedade civil que promovem a convivência com o Semiárido. Surgida nos anos 1990, com foco na mobilização social e na defesa do direito à água, atua na formulação de políticas públicas e no fortalecimento da sociedade civil.
O Projeto Quintais das Margaridas integra o Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais, criado pelo Governo Federal em resposta às reivindicações da Marcha das Margaridas. Os quintais produtivos são espaços ao redor das casas, em geral, criados e manejados pelas mulheres para a produção de alimentos, criação de pequenos animais e conservação da biodiversidade.
#QuintaisDasMargaridas#ASA#CF8#MulheresRurais#Semiárido



