Os quintais produtivos seguem como espaços de resistência e transformação para as mulheres do Semiárido!

Na tarde de, 25 de julho, foi marcada pela força, emoção e protagonismo das agricultoras do Projeto Quintais das Margaridas, em Mossoró. Cerca de 150 pessoas se reuniram no auditório do VillaOeste para celebrar a trajetória de 80 mulheres dos municípios de Upanema, Santa Cruz e Bom Jesus, que vêm fortalecendo sua produção, autonomia e os seus espaços de cultivo, colheita e saberes.

Foi um momento de partilha e afirmação. As mulheres compartilharam vivências, conquistas e desafios, destacando os aprendizados que florescem quando há apoio, incentivo, formação e troca entre mulheres que cultivam a terra com sabedoria e resistência.

A programação contou com uma feira da agricultura familiar, apresentações de música regional e a entrega simbólica dos termos de recebimento diretamente às agricultoras.

No segundo momento do evento, foram anunciados dois novos projetos que reafirmam e ampliam o compromisso com a autonomia econômica das mulheres rurais:

Quintais Produtivos: será executado nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, beneficiando 360 mulheres com acompanhamento técnico, acesso a tecnologias sociais e economia feminista.

Organização Produtiva: atuará no Rio Grande do Norte e na Paraíba com 15 grupos produtivos, envolvendo 352 mulheres. O projeto visa fortalecer
estratégias de produção agroecológica e comercialização solidária.

Essas duas ações são iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e reafirmam o papel fundamental das mulheres na construção de um semiárido vivo e sustentável.

A tarde festiva contou com a presença de importantes representantes e lideranças da agricultura familiar e dos movimentos sociais: Viviana Mesquita, subsecretária de Mulheres Rurais do MDA; Alex Soares, superintendente estadual do MDA no RN; Cleoneide, representando a FETARN e a Marcha das Margaridas; Wigna Brito, pela FETRAF/RN; Alexandre Lima, secretário da SEDRAF/RN; Ivi Aliana, representando a ASA Nacional; Fátima Torres e Neneide Lima, das UNICAFES Nacional e RN, além da deputada estadual Isolda Dantas; a vereadora Plúvia Oliveira, lideranças, parceiros e parceiras da luta no campo também marcaram presença.

O CF8 segue firme, organizado com as mulheres, cultivando autonomia, agroecologia e dignidade para quem viver no rural.

Viva as mulheres rurais! Viva os novos projetos que se iniciam!

Deixe um comentário