Lançamento do projeto “Mulheres Negras em Cada Canto da Cidade em Tom de Liberdade”

Na sexta-feira, 22, tivemos a alegria de lançar o projeto “Mulheres Negras em Cada Canto da Cidade em Tom de Liberdade”, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que vem para fortalecer o protagonismo das mulheres negras e valorizar a memória e a cultura da negritude em Mossoró.

Começamos o dia com o Percurso Histórico, um projeto de extensão e iniciação científica do Departamento de História/UERN que busca construir uma memória pública mais plural para a cidade. No percurso, revisitamos espaços marcados pela presença negra, refletindo sobre ancestralidade, identidade e resistência. Foi um momento potente, cheio de conhecimento e consciência, resgatando memórias, visibilizando trajetórias e fortalecendo a luta antirracista.

Depois, seguimos para o Auditório do Centro Feminista 8 de Março, onde aconteceu a cerimônia oficial de lançamento. Apresentamos as principais ações e caminhos do projeto e celebramos o protagonismo das mulheres negras.

O momento também contou com muita arte e força da palavra da slammer mossoroense Larissa Galvão (Lari MC). E tivemos a presença de organizações, coletivos e movimentos negros da cidade e da região, como: Coletivo Pretos, Coletivo Enegrecer, Coletivo Negras da UFERSA, NEAB da UERN e IFRN, Fórum de Terreiros, CRDH da UFERSA, Projeto de Extensão “Procurando Rafael”, UNEGRO, DIAAD da UERN e o Grupo de Leituras Críticas de Direito e Raça da UFERSA. Foi lindo ver tanta gente reunida, fortalecendo redes e trocando experiências.

Mais que um projeto, Mulheres Negras em Cada Canto da Cidade é sobre auto-organizar as mulheres numa perspectiva de raça, classe e gênero, discutir economia solidária urbana e construir um mundo mais justo e solidário para todas.

Nosso objetivo é nítido: colorir a história de Mossoró de forma antirracista, destacando locais e personalidades de memória negra da cidade através das mulheres. 

Deixe um comentário