Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto realiza ação em Mossoró

O debate realizado no dia 28 de setembro, na Praça Jornalista Jaime Hipólito, em Mossoró, levou cerca de 50 pessoas, entre estas militantes da Marcha Mundial das Mulheres, representantes de movimentos sociais e pessoas da sociedade em geral, a discutir as diversas questões que suscitam ao tratar do tema aborto no Brasil, principalmente, pela prática constar ainda no Código Penal.

A discussão ocorreu após a exibição do documentário “O Aborto dos Outros”, da cineasta Carla Callo, que traz à tona o drama vivido por mulheres brasileiras que se submetem ao aborto, seja pelas vias legais ou clandestinas, revelando os riscos físicos existentes com a prática.

No debate que se seguiu ao filme as participantes levantaram vários pontos abordados no documentário. Murilo Costa, estudante de Filosofia/UERN reafirma a importância da autonomia das mulheres em relação ao seu corpo quando diz: “Quem engravida é a mulher e não o homem, quem carrega algo indesejado em seu corpo é mulher, não o homem, então eu concordo que seja a mulher que decida o que vai fazer, e não o homem ou essa sociedade hipócrita”.

Ana Paula Marinho, estudante de pedagogia/UERN enfatiza que a imposição da maternidade vem se dando com base em princípios religiosos, “mas que temos que rediscutir isso nos nossos dias atuais, e os meios de comunicação têm um papel muito importante nisso” conclui Ana Paula.

Adriana dos Santos destaca a importância das mulheres debaterem mais sobre o tema e sobre o cuidado da sua sexualidade. Outro ponto levando durante o debate foi sobre o conceito de polêmico em nossa sociedade, uma vez que os temas considerados polêmicos, em sua maioria, estão relacionados com as mulheres e a classe trabalhadora.

A banda de reggae Kavah Roots encerrou a atividade desse Dia Latinoamericano de Luta pela Legalização do Aborto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s