Cerca de 200 mulheres de 50 municípios do Rio Grande do Norte se reúnem amanhã, 14/10, para o Encontro Estadual de Trabalhadoras Rurais, no espaço Carcará Moto Clube. Participam do evento agricultoras e produtoras dos territórios Açu-Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande, Seridó, Terras Potiguares, Trairí e Alto Oeste.
O encontro terá abertura às 9h com a formação de uma mesa composta por membros dos movimentos sociais Marcha Mundial das Mulheres, FETRARN, FRETRAF, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).
A mesa seguinte, com a temática “Mulheres em luta por políticas públicas e autonomia econômica”, terá a participação e fala de três membros, são elas: Ilma Maria, da Coordenação Oeste de Trabalhadoras Rurais e Marcha Mundial das Mulheres, Isolda Dantas, representante da Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE/MDA) e também Micilene Vieira, da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA/RN).
No período da tarde, após da abertura oficial da 1ª Feira Territorial de Economia Feminista e Solidária com degustação de produtos, tem início às 15h, a mesa que debaterá sobre a negociação de acesso às políticas públicas.
Nessa ocasião, uma comissão formada por mulheres representando todos os territórios do Estado apresentará e negociará a pauta de reivindicações com os representantes dos órgãos gestores presentes (INCRA, AEGRE, Delegacia Federal do MDA do RN, CONAB, EMATER e BNB.
O evento se encerra às 17h, com apresentações artísticas e culturais na Praça de Alimentação Carlos Alberto (subida da ponte do Alto de São Manoel).