O mundo enfrenta atualmente um cenário de alterações climáticas causadas principalmente pelo modelo de produção e consumo capitalista. Entre os efeitos desse processo, estão mudanças nos regimes das chuvas, aquecimento global, maior incidência de catástrofes naturais etc.
Os impactos das mudanças climáticas são percebidos de forma desigual entre diferentes países e regiões do mundo, comprometendo de maneira mais intensa e profunda as populações mais pobres e vulneráveis, que sofrem com a falta de infra-estrutura urbana, moradia, acesso à água e migrações forçadas.Os habitantes das periferias das grandes cidades, sobretudo as mulheres, são os mais sujeitos a sofrerem com os efeitos causados pelas mudanças climáticas.
Para debater alternativas à essa situação, a SOF, em parceria com as organizações APOIO (Associação de Auxílio Mútuo); CCJ (Centro de Capacitação da Juventude); Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; MDF (Movimento de Defesa do Favelado); CAFOD (Catholic Agency For Overseas Development) e Christian Aid,organiza o seminário Mudança climática edesigualdades urbanas – o papel dos movimentos sociais.
Convidamos todas e todos a participarem da abertura do Seminário, que acontece no dia 25 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, no Auditório do Colégio Maria Imaculada, na Avenida Bernardino de Campos, 79 – Paraíso (Metrô:Paraíso e Brigadeiro), São Paulo. Estarão presentes Andrea Ferraz Young(UNICAMP), Ermínia Maricato (FAU/USP) e Ivo Poletto – Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. As demais atividades do seminário serão restritas à participação de representantes dos movimentos.
Fonte: http://www.sof.org.br/