Luta contra o agronegócio

Seminário discute impactos do agronegócio e dos agrotóxicos na saúde, no trabalho e no meio ambiente

Começa agora pela manhã, o seminário estadual no Rio Grande do Norte para debater sobre os impactos do agronegócio e dos agrotóxicos na saúde, no trabalho e no meio ambiente.

O evento será realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Apodi.

O objetivo do seminário é reunir movimentos sociais, entidades, comunidades atingidas pelos grandes projetos instalados na região, estudantes e pesquisadoras e pesquisadores para ampliar a discussão sobre o tema e pensar ações que visem o combate à utilização dos agrotóxicos no estado do Rio Grande do Norte.

Contra os Agrotóxicos e em defesa da Soberania Alimentar

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Grandes empresas utilizam vários tipos de veneno que, inclusive, são produtos proibidos em outros países, mas que são utilizados livremente no Brasil. De acordo com o último Censo agropecuário, realizado em 2006, cerca de 80% dos grandes proprietários rurais usam veneno em suas plantações. Só em 2009, foram mais de 1 bilhão de litros de veneno utilizados nas lavouras do Brasil. As consequências para a saúde da população do campo e da cidade são desastrosas. Para as entidades que organizam o Seminário, as altas taxas de consumo estão relacionadas ao modelo de produção implementado no país, o agro-hidronegócio.

A atividade termina com um ato público no centro da cidade, de forma a visibilizar essa preocupante realidade para homens e mulheres do campo e da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s