Movimentos sociais de todo o Brasil organizam manifesto contra as mudanças no código florestal
O Seminário Nacional sobre o Código Florestal, realizado em São Paulo no dia 7 de maio de 2011, reuniu 400 participantes de 50 entidades, movimentos populares, parlamentares, cientistas, acadêmicos e organizações sociais do campo e da cidade. Dessa reunião os movimentos sairam com um manifesto intitulado MANIFESTO CONTRA AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL.
O documento repúdia o projeto de Lei 1876/99 e ao substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aldo Rebelo, que está trâmite na Câmara dos Deputados e que versa sobre alteração do Código Florestal. “O substitutivo apresentado pelo relator afronta princípios caros à sociedade brasileira, além de contrariar disposições da Constituição Federal. A intenção de desmonte da legislação ambiental é evidente e somente a possibilidade de mudança no Código já está causando o aumento da degradação ambiental”, denuncia o a militância através desse manifesto.
Ainda de acordo com o documento, o Código Florestal não contemplam as demandas da agricultura familiar e camponesa e nem das populações tradicionais e quilombolas, assim como não consideram as especificidades das cidades brasileiras, em especial dos que moram nas perfiferias das cidades, uma vez que o Código não incorporou propostas dos movimentos sociais urbanos, e estes também localizados em áreas de maior risco, nas pequenas ou grandes cidades.
“Defendemos que nossos bens naturais sejam preservados para todos os brasileiros, para garantir o próprio futuro da humanidade. Esperamos que a presidenta Dilma mantenha seus compromissos de campanha no que toca à não flexibilização da legislação ambiental e nos comprometemos a apoiar e dar sustentação política na sociedade para enfrentar os interesses do agronegócio que vem buscando o desmonte da legislação ambiental. Conclamamos o povo brasileiro a se somar nessa luta contra as mudanças no Código Florestal!, assim termina o Manifesto.
Para maiores informações e também manifestar-se visite: http://emdefesadocodigoflorestal.blogspot.com/