IV Plenária Interterritorial de Economia Solidária em Apodi: balanço da economia solidária a partir de experiências locais.

ImagemImagem

Aconteceu nesta quinta-feira (2) a quarta e última Plenária Interterritorial de Economia Solidária na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no município de Apodi.  O Evento, que contou com os territórios Sertão do Apodi e Açu-Mossoró, foi mais uma etapa da V Plenária Nacional de Economia Solidária, que tem esse ano o tema “Economia Solidária: Bem viver, cooperação e autogestão para o desenvolvimento justo e sustentável”.

As atividades do evento consistiram na apresentação das experiências e na reflexão acerca dos avanços, limites e desafios para o fortalecimento da economia solidária no Brasil. Segundo os documentos de trabalho apresentados pela Comissão Organizadora Nacional, os debates estão sendo organizados em três dimensões: Orientação política do movimento; Orientação das ações do movimento; e Organicidade do movimento.

Sobre a importância da plenária Francisca Eliane de Lima, coordenadora da Rede Xique Xique, diz “diferente das conferências puxadas pelo governo, onde as discussões giram em torno de decisões políticas, a plenária possibilitou uma reflexão e discussão da relação entre a economia familiar a partir das bandeiras defendidas pelos movimentos sociais, bem como a própria estrutura organizacional do movimento e suas reivindicações”.

Além dos grupos produtivos, estavam presentes, redes de articulação, entidades de assessoria, sindicatos e movimentos sociais. A plenária contou com a participação de mais de 100 pessoas, sendo a maioria de mulheres.

Ademais, a IV Plenária também escolheu os 35 representantes que participarão da Plenária Estadual, que ocorrerá em Natal, entre os dias 24 e 25 de Agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s