Delegação mossoroense participa do “Grito da Seca” nesta terça-feira em Natal

DSC02840

 

 

Cerca de 300 pessoas de Mossoró e região Oeste participam do ato “Grito da Seca RN: sede de água, sede de direito” organizado pelo Fórum do Campo Potiguar (FOCAMPO) nesta terça-feira, 21, em Natal. Essa delegação vai se unir a outros 5 mil agricultores e agricultoras familiares de várias regiões do estado com um objetivo em comum: enunciar o descaso e o abandono das/os agricultoras/es em virtude da seca, considerada a maior dos últimos 50 anos.

Além disso, será lembrado também o Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi, capitaneado pelo Ministério da Integração Nacional por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Conhecido como “Projeto da Morte”, se implantado haverá o despejo de 800 famílias de 30 comunidades rurais de Apodi.

O Grito da Seca terá concentração no viaduto de Ponta Negra a partir das 8h. As e os participantes seguirão, pela BR 101, até o estádio Arena das Dunas, onde será realizado um ato público. Em seguida, será entregue uma pauta de reivindicações ao governo estadual e federal. As/os agricultoras/es ficarão mobilizados em Natal para negociarem com outros órgãos (INCRA, CONAB, BNB).

A pauta do “Grito da Seca: Sede de água e de direitos” foi construída pelo FOCAMPO (FETARN, FETRAF, ASA, MST, MMM, MLB, CSP-Conlutas, CUT, Comitê Popular da Copa, MLST, CPT, Pastorais Sociais, FETAM, Levante Popular da Juventude), juntamente com outros movimentos e organizações da sociedade civil que atuam no campo e na cidade.

Entre as principais reivindicações estão: a criação de política de recursos hídricos para universalizar o acesso a água no estado; programa estadual de assessoria técnica permanente aos assentamentos e comunidades; estruturação dos órgãos de assessoria e pesquisa (EMATER, EMPARN, IDEMA, INCRA); ampliação do programa de distribuição de alimentos para os rebanhos (milho, silagem);  renegociação de dívidas e financiamento para estruturação produtiva da agricultura familiar; incentivo à produção de alimentos agroecológicos da agricultura familiar com redução de tarifa de energia e aquisição desses alimentos pelos programas de compras governamentais; desapropriação de imóveis rurais pelo INCRA e infra-estrutura para os assentamentos de reforma agrária, entre outros.

 

Programação do Grito da Seca RN 2013:

 

08h – Chegada no Viaduto de Ponta Negra

10h – Saída da Caminhada pela BR 101 até a frente das obras do Estádio Arena das Dunas.

11h – Ato em frente as obras do Estádio Arena das Dunas.

12h – Saída para Governadoria

13 – Audiência com a Governadora para resposta da Pauta de Reivindicações.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s