Pescadoras apresentam experiência de cooperativa a Actionaid Brasil

DSC00263

DSC00268

DSC00231

DSC00239

DSC00242

A Cootipesca surgiu em 2008 da ideia de unir o trabalho de 20 mulheres pescadoras do município de Tibau/RN, a 42 km de Mossoró. “Nós tínhamos um trabalho no município e desde o início do apoio do CF8 e da Actionaid em 2002, queríamos desenvolver ainda mais. Fizemos um curso e foi a partir daí que surgiu a cooperativa”, explica a pescadora e coordenadora Tatiana Muniz.

A ideia vem dando muito certo. Hoje, as mulheres conseguem uma renda de um salário mínimo com uma boa produção. Por mês, são produzidos 95 kg de filé de pescado e mais 30 kg de alimentos processados. Da matéria-prima, as mulheres conseguem extrair uma variedade de produtos: filé, almôndega, lingüiça, coxinha, torta, peixe desfiado pré-cozido e isca de peixe.

Parte da produção é absorvida por programas como o Mais Educação, PNAE e PAA. Foi através deles que o peixe ganhou espaço nas escolas públicas do município. “Foi um avanço muito importante fazer com que as escolas consumissem o pescado, que até então não era bem aproveitado”, diz a coordenadora.

O espaço onde funciona a cooperativa era um galpão que foi reformado e ganhou equipamentos para o beneficiamento do peixe. “A cooperativa funciona como uma rede de apoio para outras entidades e atividades das mulheres. Gostaríamos que outras instituições também se aproximassem e pudessem usufruir desse amplo espaço que dispomos, além de aumentar a nossa produção e renda”, conta Tatiana.

Diante do exposto, o coordenador executivo da Actionaid Brasil, Adriano Campolina, ratificou a parceria com o CF8 e comentou sobre o trabalho das pescadoras: “A Actionaid busca melhorar as condições de vida das pessoas e através do CF8 estamos tendo a oportunidade de fazer isso aqui no Rio Grande do Norte. Essas mulheres mostram organização, compromisso, além de conseguirem mais espaço na sociedade com o seu trabalho”.

REPORTAGEM – Durante a visita, a equipe de reportagem da TV Cabo Mossoró (TCM) esteve no local para conversar com os representantes da Actionaid sobre a visita e também com as pescadoras sobre o trabalho desenvolvido pela Cootipesca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s