Mulheres da região dos territórios sertão do Apodi e Assu-Mossoró, região oeste, coordenadoras dos grupos de base participaram durante os dias 16, 17 e 18 do primeiro módulo de formação com mulheres multiplicadoras. O curso aconteceu no seminário Santa Terezinha, Mossoró.
Este é um projeto do Centro Feminista 8 de Marco com o apoio do Projeto Dom Helder Câmara e da União Europeia, que tem como objetivo “empoderar as mulheres para que se sintam capazes de interver na realidade social a partir das suas leituras críticas e feministas, é claro”, é o que diz Conceição Dantas, coordenadora do CF8 e facilitadora do curso.
O primeiro módulo abordou as bases da opressão de gênero: a divisão sexual do trabalho e a estrutura familiar que divide homens e mulheres entre senhores e servas: “não existe coisa de homem e coisa de mulher, trabalho de homem, trabalho de mulher. E a gente quer construir um modelo de família e sociedade que seja adequado para todas as pessoas”, continua Conceição.
Para Tatiane Muniz, da COOTPESCA (Tibau), “esses momentos de formação deixam a gente mais unidas e mais fortes para enfrentar a luta de todo dia. É muito importante esse trabalho do CF8 com a gente porque o machismo quer dizer qual é o nosso lugar, mas o nosso lugar é onde a gente quiser.”
A formação continuará no próximo ano, em mais dois módulos para aprofundar as discussões sobre feminismo e multiplicar autonomia entre as mulheres, Em 2014, ” Feminismo pra frente e o machismo pra trás” cada vez mais!