Que venham as ruas, as lutas e as conquistas!

A MMM na Conferência Sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe e no Lançamento da Marcha das Margaridas 2015

10169372_10201996302987542_6153568172353239429_n

            A MMM participa da representação da sociedade civil da Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe com delegadas de Brasil, Cuba e Filipinas. Promovida pelo Governo Federal em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf/Mercosul), a Conferência reúne 110 participantes de 25 nações  com o objetivo de debater estratégias para o fortalecimento da participação da mulher do campo e promover o intercâmbio de políticas voltadas ao protagonismo feminino na agricultura familiar.

De acordo com Miriam Nobre, MMM SP, a conferência apontou uma agenda de fortalecimento das mulheres rurais baseada nos princípios da soberania alimentar e autonomia das mulheres: “a declaração está sendo apresentada aos ministros e ministras da agricultura chamando-os ao compromisso de que haja vontade política, equipe e orçamento para concretização das políticas propostas”.

10603800_10201994966474130_512305008872375887_n

            Dentro da programação da Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe que acontece desde a segunda, 10, foi lançada ontem, 11, a Marcha das Margaridas 2015, em Luiziânia-GO. Com o lema: “As Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, a Marcha das Margaridas 2015 pretende reunir mais de 100 mil mulheres na mobilização prevista para 11 e 12 de agosto do próximo ano.

Conceição Dantas, MMM RN, afirma que o fato de as delegadas governamentais sociais estarem participando do lançamento da Marcha das Margaridas reafirma a necessidade da mobilização permanente das mulheres para que a igualdade e a liberdade sejam vividas por todas.  E continua: “o lançamento da Marcha das Margaridas conseguiu repassar para as participantes como será nossa marcha: num processo de grande envolvimento das mulheres populares. Agora, mais do que nunca, temos que estar nas ruas para garantir nossa autonomia. A alegria e a vontade de lutar foram expressas no grito: Margarida presente. Hoje e sempre! Que venha agosto, que venham as ruas, as lutas e as conquistas!”.

 mm

MARCHA DAS MARGARIDAS

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Por ser permanente, as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem consequências perversas à vida delas.

Realizada a partir de 2000, tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s