Formação do Centro Feminista para fortalecer o feminismo na região

DSC00032

Neste final de semana, o Centro Feminista realizou uma formação sobre o surgimento e referências de lutas feministas. Para facilitar a formação, o CF8 contou com Nalu Faria, da Sempre Viva Organização Feminista, SOF, e da Marcha Mundial das Mulheres, de São Paulo. 24 militantes participaram da formação no intuito de fortalecer a organização feminista na região.

Em dinâmicas de trabalho em grupos e muita leitura, os estudos foram desde o levantamento histórico do surgimento do feminismo: do iluminismo, passando pela revolução francesa e reforma protestante, razão, religião e revolução; a economia e a sociedade; a política a e moralidade. E em seguida, se aprofundaram nas leituras sobre mulheres referências feministas como Mary Wollstonecraft e Nísia Floresta, Flora Tristan, as socialistas Alexandra Kollontai e Clara Zétick, Louise Michel, e as mulheres invisibilizadas da luta anticolonialista da América Latina. O terceiro dia foi dedicado à Alexandra Kollontai com leitura e debate sobre a ‘Autobiografia de uma mulher emancipada”.

Nalu Faria, que é referência feminista no Brasil e América Latina, explica que o acúmulo histórico e a união entre teoria e prática são essenciais para a organização política e para o feminismo rumo à uma sociedade mais justa.

“Conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar da gente. Essas formações são momentos muito enriquecedores pra gente. Nos organiza e nos fortalece para organizar as outras mulheres”. É o que diz Marília Gabrielly, do CF8.

DSC00068

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s