Marcha Mundial das Mulheres, Batucada Feminista e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude chamam para a Pré-Conferência Municipal de Mulheres e a Pré-Conferência de Mulheres Jovens nesta sexta, 7, às 18:00h no Memorial da Resistência. No espaço, as mulheres debaterão os problemas que enfrentam e tirarão propostas e encaminhamentos pensando políticas públicas para as mulheres.
As Pré-Conferências não tiram delegadas e delegados para a Conferência Estadual, porém, as propostas das Pré-Conferências de mulheres e de mulheres jovens, segundo Adriana Viera, da Marcha Mundial de Mulheres, “são importantes para ampliar as discussões e debates que podem incidir nos processos de proposições de políticas”.
Entre as pautas discutidas na Pré-Conferência de Mulheres estarão a necessidade de uma educação não sexista, prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, o direito à cidade/território, dentre outros temas. Lidiane Samara, da Batucada Feminista e Marcha Mundial de Mulheres diz que: “com certeza debateremos a importância da discussão de gênero nas escolas, os casos de violência sexista que sofremos desde os espaços da universidade à periferia e a insegurança nos locais públicos, a participação das mulheres na política e muito mais. Por isso é importante que nós, mulheres, possamos construir juntas nossas propostas pro mundo que a gente quer igual e livre para todas e todos”.