Nesta quarta, quinta e sexta, o Centro Feminista 8 de Março realizará o curso de aperfeiçoamento do beneficiamento do pescado com as mulheres pescadoras de Pendências, São Rafael, Ponta do Mel e Porto do Mangue. Com o apoio da União Europeia, o curso acontecerá no prédio de beneficiamento de pescado de Ponta do Mel.
De acordo com a instrutora do curso, Tereza Marcelina, o curso é importante para que as mulheres possam trabalhar melhor com a matéria prima, desde a higienização à conservação dos produtos e apresentação dos pratos: “teremos uma parte teórica e a prática. Elas gostam mesmo é da prática e a troca de experiências e sabores é sempre gostosa, além de animar as mulheres para as suas produções no dia a dia”.
Giovanna Lima, técnica do Centro Feminista, explica que: “as pescadoras já fazem o trabalho do beneficiamento, mas o curso vai proporcionar a troca de informações entre elas, e o aprendizado mútuo. Com a força da auto organização, certamente a produção vai melhorar e isso implica na melhoria de renda própria e na autonomia das mulheres”.