De mão em mão: o gosto doce da organização e produção das mulheres

DSC_0648.JPG

29 mulheres de Mossoró, Assu, Upanema, Apodi, Baraúna e Governador Dix-Sept Rosado que fazem parte do projeto de Organização Produtiva, do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, estão participando esta semana do curso de beneficiamento da produção e práticas adequadas de higiene, na produção de doces, realizado pelo Centro Feminista 8 de Março. O curso acontece na sede do Grupo Mulheres em Ação, no bairro Nova Vida, e se encerra hoje.

Sâmara Rejane, de Assu, comenta: “Quem faz licor de maracujá que nem eu faço lá em casa, pode fazer esses doces também. Mas aprendendo assim a gente faz melhor”. Maria Damaris olha pra instrutora e diz: “Minha vó dizia que quando começa a desfiar é que o doce tá bom. Aí tem que deixar dourar, é?” Unir os conhecimentos de cada uma das mulheres aos da instrutora, Amanda Paiva, torna o aprendizado uma experiência coletiva saborosa.

Antônia de Noronha, mais conhecida como Branca, de Palmares, Apodi, explica que: “esses momentos de aprendizado são muito bons pra gente, né? Já dá a ideia de reunir o grupo de mulheres de Palmares pra produzir os doces. O que dificulta é só a gente não ter todo o material como fogão industrial, o liquidificador… Mas fruta, e sem veneno, nosso quintal tem e disposição a gente também tem”.

Com esta iniciativa, de mão em mão, o objetivo é que a capacidade organizativa e de produção das mulheres tenha o doce sabor de autonomia para a igualdade.

Doce de Banana com Maracujá:

1 kg de banana em rodela

700 gramas de açúcar

1 copo de suco concentrado de maracujá

1 colher de sumo de limão

Preparo:

Em uma panela, deixa ferver a banana com metade do açúcar e 1 colher do sumo de limão. Depois que ferver, acrescenta ao restante do açúcar junto ao suco concentrado de maracujá até dar o ponto (assim, de desfiar).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s