Março Feminista: Centro Feminista e Marcha Mundial das Mulheres divulga programação especial para o dia internacional da mulher

12733557_769496736483263_1981775055294657297_n

O 8 de março, dia internacional da mulher, é, para as feministas, um dia rememorar e fortalecer a luta por seus direitos. Para a data, o Centro Feminista e Marcha Mundial das Mulheres (MMM), prepararam uma programação especial chamada Março Feminista, que começa hoje e vai até a terça-feira.

Hoje e amanhã, 03 e 04, as mulheres se reúnem no Centro para o Fuxico Feminista para conversar e preparar o material para o ato público do 8 de março. No domingo, 06, às 16h no Memorial da Resistência, a batucada feminista da MMM realizará um ensaio aberto dos batuques e palavras de ordem, aquecendo os tambores para ganhar as ruas.

A segunda, 7, contará com o Café Feminista às 17h na sede do Centro Feminista. Na ocasião, o Centro Feminista lançará o curta: Mulheres do Quintal ao Mar que mostra o trabalho realizado com co-financiamento da União Europeia junto às mulheres do Semiárido potiguar e o lançamento da revista Páginas Feministas sobre a auto-organização das mulheres do campo e da cidade através dos projetos desenvolvidos pela instituição.

Após o Café, a programação segue às 19h:30, na sede do Sindicato dos Comerciários de Mossoró (SECOM), com o seminário: O Direito das Mulheres e a Reforma Previdenciária, parceria do Centro Feminista 8 de Março, Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró (Sindiserpum), Secom e o Sindicato da Lavoura (STTR) de Mossoró. No seminário, Conceição Dantas, do CF8, e Monaliza Montinegro, analista do INSS e colunista do Justificando, serão as debatedoras.

As movimentações do dia 8 de março começam cedo. Às 7:30h, cerca de 150 mulheres se concentrarão na Praça do Pax para seguir em marcha pelas ruas dizendo “Nenhum direito a menos: mulheres na luta contra o retrocesso”. Adriana Vieira, da MMM e CF8, explica que: “vivemos um momento de avanços do conservadorismo e de crise em que muita recai sobre os nossos direitos. Vamos pras ruas pra continuar gritando Fora Cunha e para dizer que não aceitaremos o retrocesso. Queremos um país justo e igualitário para as trabalhadoras e trabalhadores”.

Seguida da movimentação pelas ruas, as mulheres participarão do debate sobre “direitos, avanços e desafios para as mulheres do campo” realizado pelo Sindicato da Lavoura de Mossoró a partir das 9:30h. E às 20h, a batucada feminista da Marcha Mundial participará do “Show Mulheres, Lutas e Memórias” dirigido por Lenilda Sousa com musicistas e cantoras mossoroenses para, através da música, cantar as lutas e memórias das mulheres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s