“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” e é nas palavras de palavras de Paulo Freire, na certeza de que a educação é essencial no processo de transformação da sociedade, que o Centro Feminista 8 de Março vem a público em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN pelo direito de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Atualmente, com 15 mil discentes, mais de 31 cursos de graduação, 52 cursos de Pós, atendendo a população de Mossoró e cidades vizinhas, a UERN soma uma contribuição imensurável não só pela formação de bons profissionais do RN, mas pela difusão do conhecimento, sendo parte e construindo a história do Estado.
São 48 anos de história no enfrentamento e superação de dificuldades e descaso público, com muita luta, que fazem da UERN uma conquista diária, patrimônio do povo potiguar. O valor da UERN vai além dos números das planilhas que o Estado apresenta dizendo não ter como manter, não ter como pagar.
Sabemos que a tática neoliberal adotada pelos golpistas do RN e do Brasil é de sucateamento dos serviços públicos, cerceando os direitos das cidadãs e dos cidadãos.No entanto, pelo valor que a UERN tem, pelo valor que é o direito à educação pública e de qualidade, defendemos mais investimentos à nossa Universidade do Estado e à educação do nosso país dizendo um grande NÃO à privatização da UERN e de tantas outras universidades e escolas espalhadas por todo o território nacional. Não à PEC 55 que quer congelar os investimentos sociais. Não ao golpe e aos retrocessos do #ForaTemer.
Fazemos coro junto às professoras e professores, estudantes, movimentos sociais e comunidade em geral reafirmando que não aceitamos nenhum direito a menos! E que, pelo poder de transformação da sociedade, a UERN É NOSSA!
Mossoró (RN), 04 de novembro de 2016.