Nesta quinta-feira, 06, o Centro Feminista 8 de Março receberá a visita da ativista Lizzie Gerrad da ActionAid Londres para conhecer a articulação e o processo de empoderamento das mulheres através do trabalho realizado pelo Centro em Mossoró e região. Na oportunidade, após as visitas de experiências de mulheres, a programação será encerrada com um “Café com Feminismo” que ocorrerá a partir das 18h, na sede do Centro Feminista e debaterá Cidades Seguras para as Mulheres.
Dentre as visitas que Lizzie fará, estarão o Centro Feminista, a Rede Xique Xique de Economia Solidária, o mandato popular da vereadora Isolda Dantas (PT) Mossoró e Tibau, onde ocorrerá uma roda de conversa com grupo de mulheres tibauenses que está bastante atuante no projeto Cidades Seguras para as mulheres: “desde que começamos a falar sobre cidades seguras para nós, percebemos muitas coisas pequenas que podem ser feitas para evitar assédio e violência contra as mulheres”, diz Tatiana Muniz, do grupo de mulheres de Tibau.
A campanha “Cidades Seguras para as Mulheres”, desenvolvida pela ActionAid, organização com atuação em mais de 40 países, tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para os problemas de violência que as mulheres enfrentam nos espaços públicos. Desde 2015, o Centro Feminista 8 de Março realiza atividades e debates fortalecendo o enfrentamento à violência nos espaços públicos da cidade: “realizamos rodas de conversa em diversos bairros de Mossoró, em Tibau e Upanema e conseguimos fazer um bom levantamento. O café com feminismo desta quinta servirá para dialogarmos sobre o que colhemos e pensar alguns próximos passos”, afirma Cláudia Lopes, responsável pela continuidade do projeto.
O evento Café com Feminismo é aberto à participação da população em geral.