Seminário discutirá ecofeminismo a partir das experiências de mulheres brasileiras nesta quinta, na UERN

17021918_1040668699366064_502363090860938572_n

            Com realização do Centro Feminista 8 de Março em parceria com as universidades de Toulouse, França, UFRPE, UERN, UFERSA, IFRN e com apoio da União Europeia, ocorrerá nesta quinta, 20, a partir das 8h, no auditório de música da UERN, o seminário Ecofeminismo, agroecologia e organização das mulheres rurais. O evento reunirá estudiosas, estudiosos, estudantes e militantes para debater as experiências de auto-organização construída pelas mulheres do Brasil, fazendo interface com as teorias do ecofeminismo e agroecologia.

          A programação terá início com o debate: Movimentos sociais de mulheres rurais no Brasil: a construção do sujeito feminista que terá Conceição Dantas, do CF8; profa. Ms. Francineide Torres do IFRN e a profa. Dra. Andrea Butto da UFRPE como debatedoras e a profa. Dra. Kyara Maria, da UFERSA, como mediadora. Conceição Dantas, do CF8, explica: “a professora Andrea Butto apresentará a sua pesquisa recente sobre o sujeito feminista no campo, mostrando o protagonismo e a pauta das mulheres rurais no último período e nós, eu e Francineide, vamos trazer, a partir da realidade do RN, como os movimentos sociais vem intervendo nestas pautas.”.

17190564_1040667222699545_183834674630077720_n

          Na parte da tarde, o seminário segue, a partir das 14h, com o debate Ecofeminismo, alimentação e agroecologia com a profa. Dra. Hélène Guetat, da Universidade de Toulouse, França, e o prof. Dr. Alexandre Lima, da UERN e mediação feita pela professora Dra. Betânia Torres, também da UERN, que ressalta: “a importância desse seminário consiste em dois aspectos: o primeiro, a visibilidade e o reconhecimento  social das mulheres da agricultura familiar; e no âmbito da UERN, o debate como espaço para reflexão a respeito da relação entre mulheres, agroecologia e alimentos. Mais além, esperamos que este seminário possibilite projetos de pesquisa e extensão com essa temática. Creio que a parceria entre as instituições envolvidas faz toda a diferença”.

       Ao final do debate, por volta das 17h, o Centro Feminista lançará o livro “Reflexões Feministas: Mulheres construindo economia solidária”. O livro reúne três artigos que costuram os caminhos da economia solidária e do feminismo no sentido de visibilizar e refletir as práticas sociais compreendendo a interdependência das esferas da reprodução e produção na produção, a convergência necessária e a formulação de uma agenda comum feminista e solidária.

convite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s