“Mulheres são a maioria nos cursos de educação contextualizada” constata Marialda Moura sobre etapa do Cisterna nas escolas

WhatsApp Image 2017-10-18 at 22.45.06

Através do Projeto Cisternas nas Escolas, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro, ASA, o Centro Feminista realiza cursos de educação contextualizada para a convivência com o semiárido. Até o momento, o primeiro módulo do curso já ocorreu nas comunidades dos municípios de Pedro Avelino, Santana dos Matos e Afonso Bezerra. “E o maior número de participação como agente multiplicador, cerca de 90%, é de mulheres, professoras”, constata Marialda Moura, facilitadora do curso.

WhatsApp Image 2017-10-18 at 22.45.11

A construção coletiva do conhecimento em relação à convivência com o semiárido passa pela contextualização das características da região, a reflexão sobre o bom e mal uso da água, os riscos de contaminação, a orientação para a preservação da cisterna como um bem da comunidade e da escola.

“Entendemos que todas estas questões de convivência estão diretamente ligadas à forma como as pessoas se relacionam com o meio e entre si. Por isso, o curso aborda também sobre a desigualdade de gênero, a divisão sexual do trabalho e luta das mulheres, o manejo da caatinga, das sementes, reuso de água e diversas práticas”, explica Gabrielle Sousa, do Centro Feminista 8 de Março.

WhatsApp Image 2017-10-18 at 22.45.16 (1)

Ao final do primeiro módulo, cada representante de escola deve elaborar um plano de aula a fim de que o conteúdo discutido no curso seja levado para sala de aula e possa ser avaliado em um segundo módulo. Pela presença massiva, as mulheres findam como as potenciais multiplicadoras, semeadoras de uma educação para boa convivência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s