De 12 a 15 de fevereiro, o Centro Feminista participou do V Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores (V ENAE), que aconteceu em Juazeiro do Norte, no Ceará. O encontro realizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), contou com a participação de mais de 250 agricultores e agricultoras experimentadores/as de todo o semiárido brasileiro, e também representantes de instituições de pesquisa e de organizações de fortalecimento da agricultura familiar.
Na ocasião, a agricultora Magirlania Luzia, do P.A Monte Alegre II, Upanema, apresentou a sua experiência com o reuso de água e Fátima Lopes, do P.A Nova Vida, também Upanema, falou sobre o seu quintal produtivo no terreiro de inovações e participou da feira da agricultura familiar do evento.
Magirlania que, além de agricultora, também é cisterneira, construiu o seu próprio filtro de reuso de água e falou da importância desta tecnologia para a convivência com o semiárido, especialmente para as mulheres. Dona Fátima, como é conhecida, expôs sua produção de garrafadas, lambedores, produção de mudas e banco de sementes.
É na troca de experiências que a convivência com o semiárido pulsa e o povo resiste!