O Centro Feminista esteve no III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia (3Cifa) que ocorreu entre 8 e 11 de Abril, em Recife. Com o objetivo de promover reflexões sobre feminismo e agroecologia a partir da abordagem de gênero e em diálogo com diferentes fontes de conhecimentos e experiências, o encontro teve como tema central: Trabalho, Cuidados e Bens Comuns.
Contribuindo com as discussões, o CF8, em parceira com a Marcha pela Vida das Mulheres e Pela Agroecologia, Marcha Mundial das Mulheres e ASPTA, realizou a atividade auto gestionada: “Auto organização das mulheres e alternativas de convivência com o semiárido”. Neste momento de troca, a partir de uma maquete, as mulheres foram montando suas casas e seus quintais/ arredores de casa e conversando sobre as tecnologias para a convivência com o semiárido como reuso de água que reaproveita a água usada para os trabalhos da casa, a cisterna de placas para captação da água de chuva, entre outras formas de bem viver no bioma.
E mais do que isso, no momento da oficina foi possível destacar que estas experiências de convivência são construídas também a partir da auto organização das mulheres: “Elas viram que não estão sozinhas nos seus quintais e o quanto o diálogo nos grupos de mulheres, a participação nos sindicatos e outros espaços de articulação e movimento constrói alternativas e resistências”, afirma Rejane Medeiros, do CF8.
Momentos de troca de experiências e conhecimentos fortalecem a auto organização das mulheres e a auto organização das mulheres contribui para que a agroecologia e a convivência com o semiárido sejam para o bem viver de todas as pessoas.