A maior atividade do cronograma acontecerá em maio, em Natal, onde milhares de mulheres irão marchar contra a precarização do trabalho feminino
No próximo domingo, 08 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), uma organização de abrangência em diversos países, fará o lançamento de sua 5ª Ação Internacional em várias cidades brasileiras. Em Natal, o lançamento será durante o ato que está sendo organizado pelas mulheres da Frente Brasil Popular do Rio Grande do Norte.
No Brasil, as ações começam no dia 8 de março e seguem até outubro, com cinco momentos, concentradas nas capitais. A maior atividade do cronograma está prevista para o mês de maio, em Natal.
As primeiras ações da Marcha no país aconteceram no ano 2000, o que deu origem a uma aliança internacional e uma articulação contínua que culminam em ações conjuntas entre grupos de mulheres organizadas em dezenas de países a cada cinco anos.
O tema central das mobilizações em 2020 é “Resistimos para viver, marchamos para transformar”. As mobilizações devem ganhar as ruas em mais de 70 países denunciando que a autonomia das mulheres ainda é ameaçada pelo sistema capitalista e patriarcal, onde a precarização do trabalho feminino é sempre maior.
Sobre o Ato de lançamento em Natal
Articuladas em diversos movimentos populares, do campo e da cidade, organizações sindicais e partidárias, e coletivos feministas, as mulheres irão ocupar as ruas da capital potiguar contra a retirada de direitos, contra o machismo e o patriarcado, contra o avanço do fascismo e do imperialismo no Brasil e no mundo, e em defesa de um país livre, democrático, feminista e popular. A concentração em Natal será a partir das 8h da manhã, na Praça das Flores, em Petrópolis, e a caminhada segue até a Praça dos Pescadores, na Praia do Meio, local onde ocorrerá o ato político-cultural de lançamento da ação.