Atuando em conjunto com outras organizações, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e o Centro Feminista 8 de Março (CF8) estão engajados em campanhas de solidariedade para garantir alimentos para as pessoas que estão passando por dificuldades devido a pandemia provocada pelo novo coronavirus; são pessoas que ficaram impossibilitadas de trabalhar e que não têm condições de garantir o sustento de suas famílias nesse período.
A Marcha Mundial das Mulheres está pautando a demanda das mulheres e desenvolvendo ações de enfrentamento ao coronavirus em todo mundo. Articulando esse processo no Rio Grande do Norte, o Centro Feminista enviou uma solicitação ao governo do estado explicando a situação de diversas mulheres, e na semana passada foi feito o levantamento dos dados de grupos e associações de 28 comunidades rurais que são acompanhados pela entidade para cadastro na campanha RN+Unido, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que está arrecadando doações de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene para ajudar famílias de baixa renda.
Outra ação que a Marcha abraça neste momento é a Campanha de Solidariedade da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo, atuando no RN junto com o CF8 e o Grupo Mulheres em Ação.
Dentre as iniciativas dessa campanha estão a Plataforma Emergencial para o Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e da Crise Brasileira, um documento que conta com assinaturas de organizações de diversos segmentos que se propõem a construir iniciativas para ajudar as populações mais vulneráveis diante da pandemia, e da insuficiência das ações da política do governo federal. Dentre as principais pautas desse documento estão a taxação das grandes fortunas e o direito a alimentação para todas as pessoas.
Com isso, foi lançada também a campanha “Vamos precisar de todo mundo” com o objetivo de visibilizar e fortalecer as iniciativas populares de solidariedade, visando a construção de um grande movimento nacional que agregue pessoas e movimentos que se identifiquem com a Democracia, a Solidariedade e com o Povo Brasileiro. Na página da campanha é possível cadastrar iniciativas, conhecer os voluntários, fazer doações e ficar por dentro de todas as ações que estão sendo desenvolvidas.
Para saber mais acesse:
* Campanha “RN+Unido”: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=229009&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=Materia
* Plataforma Emergencial para o Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e da Crise Brasileira: https://www.intersindicalcentral.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Plataforma-Emergencial-para-o-Enfrentamento-da-Pandemia-do-Coronav%C3%ADrus-e-da-Crise-Brasileira.pdf
* Campanha “Vamos precisar de todo mundo”: https://todomundo.org/