O Centro Feminista 8 de Março está compondo o GT (Grupo de Trabalho) de compras públicas de produtos da Ecosol (Economia Solidária), que vem trabalhando para fomentar a participação dos empreendimentos solidários, compostos majoritariamente por mulheres, nas compras públicas para a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Neste momento estão sendo desenvolvidas as articulações para crédito, gestão e produção de materiais como roupa de cama para hospitais que tiverem aumento em suas demandas em função da pandemia causada pelo novo coronavirus.
O Grupo de Trabalho é composto por diversas organizações, entre elas, o Centro Feminista 8 de Março, a Rede Xique-Xique, a subsecretaria de Ecosol da SETHAS e o mandato popular da deputada estadual Isolda Dantas (PT). A ação é uma oportunidade importante para os grupos com capacidade produtiva e para o fortalecimento da Ecosol no RN.
“Estamos em uma caminhada muito rica de organização e prática da economia solidária no RN, para que em breve as mulheres costureiras e artesãs consigam acessar o mercado das compras públicas no estado”, comenta Ivi Dantas, da coordenação do Centro Feminista 8 de Março.
As reuniões do GT vêm acontecendo com frequência, de forma virtual.
A atuação do Centro Feminista 8 de Março neste GT fortalecem as ações do projeto “Redesenhando a vida, transformando o semiárido”, que tem o co-financiamento da União Europeia.