Na próxima quarta-feira, 01 de julho de 2020, o Centro Feminista 8 de Março realiza a segunda edição da Caravana Virtual Feminista da Economia Solidária. Dessa vez a ação será um debate com o tema “Conectando Redes em Tempos de Pandemia”, que terá a participação de Neneide Lima, da Rede Xique-Xique (RN); Nalú Faria, da Rede Economia e Feminismo – REF (SP); Rosana Camilo, da Associação das Mulheres na Economia Solidária – AMESOL (SP); e Luana Kerstner Schiavon, da Rede Ecovida (RS). A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do youtube do Centro Feminista 8 de Março (youtube.com/centrofeminista8demarço) a partir das 16h.
Maioria em várias iniciativas de economia solidária, as mulheres estão organizadas em grupos produtivos, associações, cooperativas e também em redes de comercialização solidária. Essa roda de conversa trará a abordagem da atuação dessas redes no período de pandemia, suas estratégias de resistência, os desafios pelos quais estão passando, e ainda uma reflexão sobre o papel fundamental das mulheres no enfrentamento ao coronavírus, seja no trabalho produtivo (saúde, agricultura, economia solidária), seja no trabalho reprodutivo (doméstico e de cuidados), elucidando a economia feminista como base para a sustentabilidade da vida.
A caravana virtual é uma alternativa que o Centro Feminista 8 de Março, em parceria com a Rede Xique-Xique, elaborou para lidar com o período de pandemia do novo coronavirus. A caravana é composta por debates sobre economia solidária e feminista, atividades culturais online e uma loja virtual com proposta de comercialização solidária organizada por grupos de mulheres que tiveram suas atividades de comercialização afetadas devido ao distanciamento social.
Conheça o site da Caravana clicando no link: https://caravanavirtualecosol.lojaintegrada.com.br/, compre os produtos confeccionados por essas mulheres e ajude a fortalecer essa iniciativa.
Esta ação é parte do projeto “Mulheres no semiárido: água para produção, economia solidária para comercialização”, executado pelo Centro Feminista 8 de Março, financiado pela Fundação Banco do Brasil e co-financiado pela União Europeia. A realização desse debate conta ainda com o apoio da Fiocruz e da ActionAid.