Passeata

Mais de 500 mulheres vindas de toda a região Oeste preenchem as ruas de Mossoró

Este slideshow necessita de JavaScript.

A 4a Marcha das Margaridas que acontece dias 16 e 17 de agosto, em Brasília, teve seu lançamento regional hoje pela manhã na cidade de Mossoró, que contou a presença de mais de 500 mulheres.

O ato começou ainda no Sindicato da Lavoura de Mossoró e em seguida deu início a passeata que foi bastante animada com as palvras de ordem e a irreverência da Batucada Feminista. Durante o percurso várias mulheres falaram o porquê de seus municípios estarem indo à Brasília. Ubenaide, da Comissão de Mulheres do STR de Caraúbas, nos diz que “Caraúbas se juntará as outras 100 mil mulheres em Brasília, para que a sociedade e poder público possa olhar para o campo considerando sua diversidade e as necessidades específicas da mulher trabalhadora rural”.

Já Ângela, do municipio de Mossoró, coloca que Mossoró se fará presente em Brasília para reforçar a luta pelo fim da violência sexista. “Estamos nas ruas e vamos para Barsília porque queremos o fim da violência contra a mulher”, destaca Ângela.

Chegando na praça Rodolfo Fernades,as mulheres encerraram o ato com algumas falas da CONTAG  e de movimentos parceiros, como a Marcha Mundial das Mulheres e a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Elisabete Fernades, vice-presidenta da Confederação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Agricultura destaca algumas razões de estarmos em Marcha. Uma dessas é para que a sociedade considere as mulheres como sujeitos da transformação, como protagonistas das lutas e da conquista de seus direitos “estamos em marcha contra todas as formas de discriminação, de violência e de exclusão e para que as trabalhadoras rurais também possam ser incluídas em um projeto de desenvolvimento para o Brasil, pois queremos um desenvolvimento com justiça, igualdade, liberdade e autonomia para as mulheres” elencou Elisabete.

Conceição Dantas, militante da Marcha Mundial das Mulheres, enfatiza que este ato é o inicio da caminhada ruma a capital federal. “As mulheres encerram nesta praça a primeira etapa da Marcha rumo a Brasília, começamos aqui a nossa Marcha para sermos 100 mil em Brasília”.

Graça Ferreira, coordenadora de mulheres do Sindicato da Lavoura de Mossoró, encerra o ato fazendo um chamamento a todas as mulheres para se somarem a essa luta e assim seguir rumo a Brasília em busca da pauta de reivindicações. “Quero aqui, colocar a importância de nos juntarmos as outras companheiras do Brasil inteiro nessa quarta Marcha das Margaridas, pois é somente lutando, é somente nas ruas que conseguimos e continuaremos nos fortalecendo na luta e conquistando nossos direitos”, encerra Graça.

Um comentário sobre “Passeata

  1. Que lindo…. de longe fico feliz por ser parte de tudo isso, mas a tristeza me alcança por não está em matéria entre vcs.
    Um beijo grande…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s