CF8 recebe coordenação da Actionaid Brasil neste final de semana

actionaid-e13150823783981

O Centro Feminista 08 de Março (CF8) recebe nesta sexta, 19, e sábado, 20, o coordenador executivo da Actionaid Brasil, Adriano Campolina e o gestor de Programas e coordenador do Direito à Educação na Actionaid, Avanildo Duque.

Logo na sexta-feira, o grupo segue para o município de Upanema, onde visita o Grupo de Mulheres dos Projetos de Assentamento Sabiá e Sombreiro. Na ocasião, eles conhecerão um pouco como as mulheres se organizam, vivem e trabalham produzindo nos quintais produtivos (frutas, hortaliças, plantas medicinais).

Foi através do projeto Azione Donne, uma parceria da Actionaid com o CF8, que as mulheres viram suas vidas se transformar. Foram adquiridos kits de equipamentos para o beneficiamento de produtos em 2009, proporcionando assim, maior produção, consumo, beneficiamento e comercialização.

O kit era composto por 01 liquidificador industrial, 01 seladora, 01 balança, 01 fogão, 02 panelas, colheres grandes e 01frezeer, sendo este último para uso coletivo de quatro grupos de mulheres de Upanema. Com o material elas puderam fazer um melhor aproveitamento das frutas que antes eram desperdiçadas, conseguindo assim, maior produção de polpas de frutas e doces.

O projeto foi potencializado na segunda fase com a aquisição de galinhas para iniciar o fundo rotativo e melhor aproveitamento do quintal. Cada quintal recebeu telas para as divisórias e então consolidar uma unidade produtiva capaz de produzir o ano todo.

Outra experiência prevista na visita é a COOTIPESCA no município de Tibau. Lá, será apresentado o dia a dia das mulheres pescadoras e como é feito o beneficiamento do peixe com produção de almôndegas, linguiça, filé e marisco.

“É importante destacar que essa produção tanto melhorou a alimentação da família como a renda, pois as mulheres vendem os produtos na própria comunidade, nas feiras, na Rede de Comercialização Solidária Xique-Xique, na Compra Direta, entre outros”, salienta a assistente social do CF8, Cláudia Lopes.

A viabilidade do trabalho da COOTIPESCA se deu com a complementação de outros projetos do Centro Feminista e a parceria com as organizações locais, a Rede Xique-Xique e políticas públicas como o PAA, Compra Direta, feiras feministas e feiras da agricultura familiar estadual e nacional.

Ainda em Tibau, a equipe da Actionaid vai conhecer o processo de organização política e mobilização em torno da garantia pela terra com a permanência das famílias de três comunidades que estão ameaçadas de saírem de suas terras. Essa expulsão é em virtude de um suposto proprietário que está solicitando a terra para especulação e viabilização de projetos de energia eólica.

PROGRAMAÇÃO:

19/07/13 (Sexta-feira)

15h – Visita ao Grupo de Mulheres dos PA’s Sabiá e Sombreiro no município de Upanema;

20h – Jantar e programação cultural
20/07/13 (Sábado)

8h30 – Visita à COOTIPESCA, em Tibau;

12h – Almoço na praia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s