Mulheres se organizam e iniciam comercialização de produtos agroecológicos

Alvani (4)

Magirlândia (1)

Produtos monte alegre 007

Produtos monte alegre 004

“É uma conquista. Estamos todas muito felizes”. É com essa simples declaração que Magirlânia da Silva descreve o início da comercialização dos produtos produzidos no seu quintal produtivo, localizado no P.A Monte Alegre, em Upanema. Assim como ela, outras 14 mulheres que juntas formam o grupo “Unidas para Vencer” começaram a comercializar o excedente produzido esta semana. “Para a gente tem sido uma satisfação muito grande. Todo o trabalho inicial valeu a pena, pois agora produzimos, consumimos e comercializamos o que sobra gerando uma renda extra”, complementa Margirlânia.

O trabalho de construção e acompanhamento dos quintais em Monte Alegre foi fortalecido através do Projeto “Mulheres do Quintal ao Mar”, um projeto executado pelo Centro Feminista 8 de Março com o financiamento da União Europeia. “Fizemos todo o processo: planejamento, visitas constantes de acompanhamento e orientação com a equipe técnica até o início da produção das hortaliças e frutas e agora a comercialização”, explica a engenheira agrônoma Ivi Dantas.

Alface, coentro, cebolinha, feijão verde, ovos caipira, beterraba, jerimum são alguns dos produtos que podem ser encontrados no Armazém Xique-Xique, da Rede de Comercialização Solidária Xique-Xique, em Mossoró, que funciona como um espaço para venda de produções agroecológicas e da agricultura familiar. “Um dos objetivos do ‘Mulheres do Quintal ao Mar’ é justamente provocar o estímulo e fortalecimento da comercialização dentro da Rede Xique-Xique, nosso parceiro nesse processo”, salienta a coordenadora do projeto Conceição Dantas.

“O ingresso desse grupo à Rede só vem a acrescentar. É um avanço quando vemos grupos de mulheres se organizarem, produzirem e comercializarem. Apesar da dificuldade que percebemos das mulheres iniciarem o processo da venda, aos poucos observamos que elas têm se destacado”, afirma a Eliane Maria, do setor administrativo da Rede Xique-Xique.

A idéia de comercialização está dando tão certo que as mulheres monte alegrenses já estão se organizando para apresentar seus produtos na Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Upanema, que movimenta o comércio local e é realizada semanalmente.  “Somos 15 mulheres todas produzindo. Então a produção tem sido grande e com certeza não vão faltar hortaliças para vender”, destaca Magirlânia.

Um comentário sobre “Mulheres se organizam e iniciam comercialização de produtos agroecológicos

  1. Gente, que felicidade!!!! Fico muito contente com essa notícia!!!
    Estou aqui justamente escrevendo sobre a Rede Xique-Xique e sobre a entrevista que fiz com Margirlânia e Luciene quando estive em Upanema e essa boa nova é maravilhosa!
    Parabéns mulheres!!!
    Seguiremos sempre lutando, em marcha!!!
    Estarei sempre torcendo por vocês todas daqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s