Agricultoras de Upanema e Caraúbas trocam experiências agroecológicas
Na última sexta-feira (20), trabalhadoras rurais dos municípios de Upanema e Caraúbas, com a assessoria das técnicas Tatiana de Oliveira e Ana Paula Martins do Centro Feminista, se reuniram para trocarem experiências sobre os processos de produção, colheita e comercialização da produção agroecológica nos quintais.
O encontro se deu em um canteiro coletivo da comunidade Sombras Grandes, em Caraúbas, onde as mulheres anfitriãs, que já produzem e comercializam há algum tempo, passaram seus conhecimentos e experiências com o plantio, manuseio, colheita e apresentação dos produtos para as mulheres do assentamento Monte Alegre, do município de Upanema.
Durante a visita as mulheres conheceram o canteiro, tiraram dúvidas sobre o espaçamento adequado para o plantio de diversas culturas de hortaliças, formas diferentes do aproveitamento e reuso da água e também trocaram mudas e sementes. Para Toinha, de Monte Alegre, o intercâmbio foi muito importante, pois “com outras mulheres que já produzem e que conhecem a nossa realidade é mais fácil conversar e aprender. Nós começamos a vender há pouco tempo, mas já vamos melhorar nossa produção para a comercialização”.
A iniciativa do intercâmbio é parte das atividades do projeto Mulheres do Quintal ao Mar, desenvolvido pelo Centro Feminista 08 de Março em parceria com a União Europeia e Action Aid. De acordo com Ivi Dantas, agrônoma do Cf8, esse intercâmbio é mais um processo de formação das mulheres produtoras, pois além dos cursos e oficinas técnicas sobre produção, colheita plantio e comercialização temos os processos de intercâmbio entre as próprias mulheres”, finaliza.