Foi dada a largada para o nono Encontro Nacional da Articulação do Semi árido, ENCONASA que acontecerá no campus de Mossoró da Uiversidade Federal do Semi Árido, UFERSA, em julho do próximo ano. Ontem, durante todo o dia, parceiros e cordenação da ASA, estiveram reunidos participando do seminário preparatório para o Enconasa.
O seminário que reuniu parceiros da ASA de todo o Rio Grande do Norte para dar os primeiros passos rumo ao ENCONASA começou fazendo memória dos 8 ENCONASA’s que teve sua primeira edição nos anos 2000, na cidade de Igarassu.
A ASA é uma importante instituição que atua em todo o semiárido brasileiro com políticas, projetos e tecnologias para melhor convivência do homem e da mulher do campo com o semiárido. E o ENCONASA é uma atividade política estratégica da ASA para fazer discussões e avaliações de política públicas voltadas para o semiárido, fortalecimeto das experiências da região, intercâmbio cultural e deliberações de articulação.
Carlos Campo, da Coordenação Executiva da ASA, fala que a ASA quer “construir um projeto político de convivência com o semiárido. Não se trata só de construirmos cisternas. Queremos água, mas queremos também terra, semente e saber para garantir o direito de bem viver no semiárido”. Neste contexto, “o ENCONASA objetiva o fortalecimento das experiências da região”.