O Centro Feminista 8 de Março, lança hoje, no Centro de Treinamento Santa Terezinha, o projeto “Mulheres nos territórios da cidadania: articulação, participação e acesso às políticas públicas”, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O projeto terá atuação nas regiões Assu-Mossoró, Apodi (RN), Inhamuns-Cratéus e Canidé (CE). Através do seminário de lançamento que reúne cerca de 20 mulheres da região Assu-Mossoró, o CF8 dá o pontapé na rearticulação de grupos de mulheres do Rio Grande do Norte e Ceará.
O objetivo do projeto é trabalhar a articulação, participação e acesso das mulheres rurais na gestão social dos territórios e acesso às políticas públicas de inclusão produtiva. De acordo com Inês Helena, educadora popular do projeto, “para isso, desenvolveremos diversas atividades como reuniões, mobilizações, oficinas e cursos abordando a temática das políticas públicas e o desenvolvimento sustentável, economia feminista e agroecologia”.
Conceição Dantas, coordenadora do Centro Feminista, explica: “já desenvolvemos um projeto semelhante antes e formar o comitê específico das mulheres tem o objetivo de responder às demandas, expectativas e necessidades das camponesas. Um grupo bem constituído para encaminhar essas demandas específicas, a participação na produção e gestão, elaboração de projetos e tomadas de decisões, rumam para as conquista da autonomia das mulheres”.
Amanhã, o seminário de apresentação do projeto na região do RN, seguirá acontecendo amanhã na cidade de Apodi, para o territorial de Apodi, no auditório da Churrascaria e Pousada Apodi.