O Centro Feminista visitará hoje o Museu Sentimentos da Terra, museu itinerante que percorre o país inteiro, desde o ano passado, para contar a história das lutas do povo brasileiro pela terra e seus direitos. O caminhão museu está na Estação das Artes. As visitas são agendas, gratuitas e com vagas para até 50 pessoas por visita.
O museu itinerante é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e UFMG. Associando arte e tecnologia, o Caminhão tem como principal atração 11 vídeos que contam a luta pela terra com técnicas de computação gráfica que transformam imagens, documentos históricos, ilustrações, desenhos e pinturas em maquetes 3D e animações, elaborados sob a coordenação do arquiteto e designer Gringo Cardia e com narração dos artistas brasileiros Chico Buarque, José Wilker, Dira Paes, Gilberto Gil, Caio Blat, Letícia Sabatella, Maria Bethânia, Regina Casé, Seu Jorge, Vera Holtz e Wagner Moura.
Na mostra, o público pode conferir, por exemplo, como se deu a participação nestes processos da Igreja Católica e de movimentos sociais como o dos Trabalhadores sem Terra (MST) e as Ligas Camponesas. Evidencia ainda projetos que articularam formas inovadoras de educação com inclusão de cultura popular.
Para Rejane Medeiros, do Centro feminista, a iniciativa de trazer o caminhão museu para Mossoró e a oportunidade de visita-lo é muito positiva: “a memória é importante para que entendamos e façamos história e nós que fazemos parte de movimentos sociais e lutamos pela reforma agrária, aproveitamos este momento de formação e fortalecimento”.