Centro Feminista 8 de março encampa campanha pra inclusão do pescado na escola

???????????????????????????????

Com o patrocínio da União Europeia, o projeto Mulheres do Quintal ao Mar do Centro Feminista 8 de Março encampa a campanha: Oba! Hoje tem peixe na escola para preparar os caminhos a fim de que os produtos da pesca cheguem à alimentação escolar.

Com a garantia por lei do mínimo 30% do total de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, a campanha busca visibilizar e incorporar o trabalho e a produção de agricultoras e agricultores locais.

A coordenadora da campanha pelo pescado na merenda escolar, Ivi Aliana, explica que junto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Oba! Hoje tem peixe na escola tem por objetivo “promover uma alimentação saudável e adequada na merenda escolar, assim como apoiar o desenvolvimento sustentável local, através do incentivo a aquisição de gêneros e alimentos produzidos pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais da região”.

Tatiana Muniz é coordenadora da Rede Xique Xique, parceira neste projeto, e também pescadora integrante da Cooperativa Tibauense de Pescado – COOTIPESCA e defende que “a matéria prima utilizada pelas mulheres apresenta uma ótima qualidade, sendo considerados peixes de primeira” que vão desde: Beijupirá, guarajuba, Serra e Tilápia à Tucunaré e Curumatã e que possuem alto valor nutricional.

E pra deixar o alimento diferente e ainda mais gostoso, as cooperativas trabalham também com o beneficiamento do pescado em que o peixe pode ser transformado em almôndegas, linguiças e croquetes. O pescado na escola é, assim, sinônimo de boa alimentação das crianças e adolescentes e desenvolvimento agroecológico e econômico da nossa região.

 oba! cartaz

DO QUINTAL AO MAR

Mulheres do quintal ao mar tem como objetivo contribuir para a promoção de uma economia equitativa, solidária e sustentável na zona pesqueira periurbana do semiárido potiguar. O projeto atua nos municípios de Pendências, São Rafael, Porto do Mangue, Carnaubais, Areia Branca, Mossoró, Tibau, Grossos, Apodi e Upanema e conta em sua execução com a parceria da Rede Xique Xique e AVSF.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s