Feminismo antirracista: mulheres da associação quilombola Jatobá se preparam para participar da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres CE/RN

DSC_0009

A equipe do Centro Feminista 8 de Março esteve na tarde de ontem (10) na associação quilombola Jatobá, zona rural do município de Patu/RN. A visita teve o objetivo de mobilizar as mulheres da comunidade para participar da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres CE/RN, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2015, com atividades nos dois estados e se encerrará com a Virada Feminista Agroecológica e Cultural na noite do dia 17 em Mossoró/RN.

Entre as muitas atividades previstas para esta ação estão as caravanas agroecológicas, que visitarão as experiências que o Centro Feminista, Marcha Mundial das Mulheres e instituições parceiras desenvolvem sob a perspectiva das alternativas construídas a partir do protagonismo e auto organização das mulheres rurais: “as caravanas serão um momento de socialização dos resultados dessas experiências, mostrando alternativas para muitos problemas enfrentados pelas mulheres do campo, evidenciando o poder da auto-organização feminista, a convivência com o semiárido e as formas de resistência” é o que diz Ana Paula Martins, da equipe do CF8.

Um dos projetos desenvolvidos através do Centro Feminista que terá seus resultados apresentados nas caravanas é o Projeto 1 terra e 2 águas, P1+2. Com o propósito de uma melhor convivência com o semiárido e atuando em Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande e Patu o CF8 construiu 320 tecnologias sociais. Destas, 17 no quilombo Jatobá.

Além da visita às experiências, a caravana agroecológica da associação quilombola jatobá, intitulada “Feminismo antirracista” terá também apresentações culturais com músicas e danças típicas da comunidade, exposição fotográfica e uma mostra da história do reconhecimento da comunidade quilombola que foi protagonizada por mulheres.

As caravanas agroecológicas da virada feminista que marcam o encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres serão realizadas no dia 16 de outubro no Ceará e no Rio Grande do Norte. A socialização dessas experiências acontecerá na manhã do dia 17 de outubro, em Mossoró/RN. Após a visita, as mulheres de Jatobá se animaram e confirmaram a participação na 4ª ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s