Beco Feminista será a primeira atividade em preparação para a Virada Cultural da Marcha Mundial das Mulheres

Cartaz Beco

E vai ser dada a largada de diversas intervenções feministas na cidade. A Marcha Mundial das Mulheres de Mossoró realizará o primeiro Beco Pré-Virada neste sábado, 12, a partir das 17h, no Beco das/os Artistas. Entre as apresentações culturais, haverá também o debate “Feminismo e o direito à cidade” e o lançamento da 4ª Ação Internacional da Marcha CE/RN.

O debate do direito à cidade tem o objetivo de identificar as alternativas construídas pelas mulheres para a ocupação dos espaços públicos: “muitas vezes temos medo de andar nas ruas e sofrer algum tipo de abuso, de sermos assaltadas, estupradas… Mas nós, auto organizadas, podemos e devemos alimentar alternativas de resistência ocupando a cidade reivindicando a igualdade”, é o que diz Adriana Vieira, da Marcha Mundial das Mulheres, que facilitará a discussão.

A programação seguirá com o sarau com as mulheres do Coletivo Poesia Vagabunda, ensaio aberto da batucada feminista, Dj Ohana e palco aberto priorizando as artistas mulheres. Beatriz Fernandes, do Poesia Vagabunda diz que: “os becos feministas são muito importantes pra falar das opressões de gênero, mas também para mostrar que não nos rendemos à cultura misógina e mercadológica que ou nos vende como produto ou invisibiliza nossa arte”.

Ana Paula Martins, militante da Marcha, da organização do Beco Pré-Virada, explica: “esta será a primeira das várias pré-viradas que faremos até outubro. A ideia da nossa 4ª ação da Marcha é mostrar a força da auto organização, a cultura, a resistência e a luta diária das mulheres para ter autonomia dos nossos corpos e territórios e transformar o mundo. Vamos espalhar o feminismo!”.

O Beco Pré-Virada ganha esse nome em preparação para a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres que vem acontecendo desde 8 de março em todo o mundo e, aqui no Brasil, se encerrará em Mossoró na Virada Feminista Agroecológica e Cultural no dia 17 de outubro.

A Virada Feminista contará com programação nas comunidades rurais, bairros populares e no centro de Mossoró com oficinas, apresentações e shows de artistas nacionais, regionais e locais. As informações sobre a Virada Feminista Agroecológica e Cultural estão sendo lançadas na página do facebook: 4ª Ação Internacional MMM CE/RN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s