Nesta sexta, 22, a Marcha Mundial das Mulheres, o Centro Feminista 8 de Março e a ActionAid realizarão uma blitz feminista com atividades de formação, batucada feminista e panfletagem na praia de Tibau para discutir “O que é uma cidade segura?”.
A ação faz parte da campanha “Cidades Seguras para as Mulheres”, desenvolvida pela ActionAid, organização com atuação em mais de 40 países, que tem como objetivo inicial chamar a atenção das autoridades para os problemas de violência que as mulheres enfrentam nos espaços públicos.
De acordo com Adriana Vieira, do Centro Feminista, a atividade foi pensada porque: “No mês de janeiro, a cidade de Tibau recebe milhares de veranistas e muitas mulheres reclamam do aumento do assédio e da violência sexista neste período. Esta foi uma problemática levantada pelas mulheres de Tibau no Seminário Estadual Cidades Seguras que realizamos em novembro do ano passado”.
Começando às 15h na sede da Associação da Terceira Idade de Tibau, a programação contará com uma formação sobre o direito das mulheres à cidade e o enfrentamento do desrespeito às mulheres nos espaços públicos. Após a conversa, haverá ensaio da batucada feminista e panfletagem na praia. Lidiane Samara, da Marcha Mundial das Mulheres afirma que: “A discussão será para fortalecer a organização de mulheres e com a batucada e a panfletagem daremos o recado de que as mulheres exigem respeito nesta e em todas as estações do ano, em todos os lugares!”.