Neste domingo, 23, o Grito Das/dos Excluídas/os será lançado em Mossoró com o Grito das Comunidades. Com a participação da população local, movimentos sociais. Sindicais e igreja católica, a atividade terá início às 7h com uma missa na capela de Cajazeiras e seguirá com caminhada pelas comunidades Wilson Rosado, Santa Helena e Estrada da Raiz fazendo reivindicações de direitos básicos e qualidade de vida da população destes bairros. O objetivo é chamar atenção do poder público e fortalecer a organização popular para seguir na luta.
Na oportunidade, moradores das comunidades apresentarão uma carta de reivindicações na área de saúde, educação e segurança apontando, por exemplo, a insuficiência das unidades escolares e a falta de local adequado para atendimento médico: “Capelas estão sendo usadas como posto de atendimento e onde existe um local, o mesmo se encontra fechado”, afirma um dos organizadores do grito, Antônio Carlos.
O 23º Grito das/dos Excluída/dos traz como lema “Por direito e democracia, a luta é todo dia!”. Por isso, além dos problemas locais, o ato também denunciará o governo ilegítimo de Temer e as reformas que atingem toda a classe trabalhadora como a reforma trabalhista, aprovada recentemente. Compreendendo a importância de combater os desmontes de direitos e que o povo decida os rumos do país, o Grito das Comunidades pede Fora Temer e Diretas Já!
O ato do Grito das/dos Excluídas/os acontece tradicionalmente no dia 7 de setembro. E até lá, seguirão diversas articulações de mobilização e preparação. As reuniões do Grito ocorrem sempre às segundas-feiras com concentração no Sindicato dos Comerciários – SECOM e é aberta à participação popular.