Na última semana o Centro Feminista 8 de Março recebeu a visita de Marina Ramos, da equipe da ActionAid, uma das instituições que são parceiras do Centro Feminista no desenvolvimento de projetos. Marina é do setor de vínculos solidários da ActionAid, e a partir deste ano passa a acompanhar a parceria entre as instituições nessa parte dos vínculos. Durante sua visita, ela participou de reuniões com a equipe do Centro Feminista em Mossoró e visitou experiências no município de Upanema.
Na segunda-feira, 26, a visita foi na Escola municipal Maria Antônia Bezerra, no Projeto de Assentamento Monte Alegre, na zona rural de Upanema. Nesta mesma ocasião, a equipe esteve na casa de dona Alvanir Pereira, que desenvolve um trabalho de reuso de água e de plantação agroecológica em seu quintal. No dia seguinte, 27, foi um momento de aproximação entre as equipes com reuniões internas na sede do CF8 em Mossoró. E na quarta-feira, 28, a visita foi na Escola Municipal Maria Gorete de Carvalho Macedo, na zona urbana de Upanema. Nesta ocasião a agrônoma do CF8, Tatiana Roberta, junto com a equipe da escola e do projeto de vínculos, desenvolveu uma atividade prática com estudantes para o plantio de uma horta agroecológica na instituição.
Ana Paula Morais, da equipe técnica do CF8, que atua diretamente nos projetos da ActionAid, explicou que “as localidades foram escolhidas porque proporcionariam três momentos distintos: o contato com estudantes da zona rural, o conhecimento de experiências desenvolvidas através de outros projetos do Centro e a atividade prática na escola da zona urbana, que conta com grande número de crianças inscritas no projeto da ActionAid”.
Marina Rocha avalia como positivas as experiências que visitou: “Eu vim com o objetivo de conhecer um pouco mais da organização, estreitar os laços com a equipe do CF8 que eu não conhecia ninguém, e a gente aproveitou esses três dias que eu passei aqui pra também visitar alguns projetos que o CF8 desenvolve. Eu adorei a experiência, foram três dias muito produtivos”.
Claudia Lopes, coordenadora de projetos no Centro Feminista, comenta sobre essa parceria entre a instituição e a ActionAid: “em 10 anos, atuando em diferentes projetos, essa parceria tem contribuído para melhorar a nossa metodologia de trabalho, especialmente com crianças e adolescentes, trabalhando temas como conjuntura, direitos e deveres, cidadania, trabalho doméstico, diversidade, meio ambiente; melhorando nosso dialogo com a comunidade escolar e as famílias”.