Nesta semana, em Ponta do Mel, o projeto “Redesenhando a Vida, transformando o semiárido”, executado pelo Centro Feminista e co-financiado pela União Europeia, realizou uma oficina de construção de tela reutilizando garrafa peti. A oficina foi facilitada por Tatiana Muniz, integrante do projeto Geração Solidária, que também tem parceria com o Centro.
O procedimento da construção de tela com garrafas é simples. Com uma máquina, as mulheres fazem fios de plástico e, como fazem uma rede de pesca, tecem a tela.
“A gente que mora perto do mar sabe que a maresia come tudo. Esse plástico é mais resistente à maresia”, diz Tatiana. Morena, de Ponta do Mel, avalia a produção: “essa técnica é boa porque a gente consegue ter uma tela boa e barata pros galinheiros.”
A tarde de oficina, além de proporcionar um novo aprendizado e um produto que será utilizado nos quintais das mulheres, também promoveu uma animada socialização das mulheres. Ao final da oficina, elas se animam para seguir produzindo e transformando as coisas e as vidas.